cantinho feliz...

... feliz é aquele que se deixa perfumar pelo carinho das flores ....

quarta-feira, 11 de julho de 2012

lambari roxo


 Essas duas fotos são da mesma espécie o roxo é meu e o verde é da minha irmã. Se quiser que ele fique roxo cultive a sol pleno se  quiser verde cultive na sombra.



Nome Científico: Tradescantia zebrina
Nome Popular: Lambari, trapoeraba-roxa, trapoeraba-zebra, judeu-errante
Família: Commelinaceae
Origem: México
Ciclo de Vida: Perene
O lambari é uma herbácea perene, muito rústica, de folhagem prostrada e suculenta. Suas folhas são muito decorativas, ovaladas, brilhantes, de coloração verde escura, com duas listras de variegação prateadas na face superior e, completamente arroxeadas na face inferior.
As flores são pequenas e róseas, de importância ornamental secundária. Pelo seu aspecto compacto, pequeno porte e adaptação à sombra, o lambari torna-se uma excelente forração para situações de sombra e meia-sombra, onde dificilmente os gramados vingam, como sob a copa de árvores e outros locais cobertos.
Seu plantio em vasos, jardineiras e cestas suspensas também é muito apreciado, evidenciando sua bela folhagem pendente. Nestes casos, adubações leves e regas freqüentes estimulam seu crescimento vistoso. Devem ser cultivados à meia-sombra ou sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, mantido úmido.
Planta tipicamente tropical, não é tolerante ao frio rigoroso e às geadas, mas adapta-se muito bem às estufas em países de clima temperado. Devido à sua facilidade de propagação, pode escapar ao cultivo e se tornar invasiva em determinadas situações. Multiplica-se facilmente por estacas ou pela divisão da ramagem enraizada.

Nenhum comentário: