cantinho feliz...

... feliz é aquele que se deixa perfumar pelo carinho das flores ....

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

orquídeas

Estas chegaram esta semana aqui em casa.

orquídea dendobrium



Características: É uma das orquídeas mais populares do mundo. Quase todas as Dendrobium comercializadas são híbridas, por isso existem muitas diferentes formas e colorações disponíveis. Todas as espécies de Dendrobium são epífitas, podendo ser facilmente presas a árvores.
Cultivo: As Dendrobium precisam de alta luminosidade, mas com pouco ou nenhum sol direto, que pode causar queimaduras nas folhas. Preferencialmente, mantenha em um local bem iluminado, com muita luz difusa (indireta). Deixar sob a copa de uma árvore é o ideal.
Gosta de temperaturas intermediárias, sendo que temperaturas muito baixas podem causar a queda de algumas folhas. Essas orquídeas também precisam de uma umidade relativa do ar moderada (entre 50 a 60%).
Faça regas regulares durante o crescimento, mantendo o substrato sempre úmido, mas nunca deixe encharcado. Durante os meses mais frios, mantenha regas mais distantes, deixando o substrato secar levemente antes de regar novamente.
Os talos das flores podem precisar de suporte. Faça isso fincando uma vareta e amarrando o talo a ela.
Em vasos, bons substratos são: casca de pinus, carvão vegetal, fibra de coco, esfagno etc. É a mesma recomendação que para as outras orqídeas epífitas.
Podemos adubá-las com misturas de torta de mamona e farinha de osso, que são colocadas na borda do vaso (longe dos bulbos). Também existem adubos químicos e misturas prontas disponíveis no mercado.
Prendendo em árvores: Para prendê-las em árvores é fácil, basta amarrá-las no tronco de uma árvore. Quanto mais rugoso o tronco, mais fácil será prendê-la. Se desejar, embrulhe a raiz em um pouco de fibra de coco.
Troca de vaso: Quando a planta começar a crescer para fora do vaso, provavelmente é hora de trocá-la de vaso. Na troca de vaso, retire as folhas, flores e pseudobulbos mortos. Nunca a troque de vaso durante o seu florescimento. A melhor hora para o transplante é quando o crescimento de folhas estiver se iniciando novamente (2 a 3 meses após o florescimento).
Propagação: A melhor forma de reproduzirmos uma Dendrobium em casa é através da divisão de touceiras, ou seja, da divisão da planta em partes menores.
Cada parte deve possuir ao menos 3 pseudobulbos. As partes divididas levam alguns anos para voltarem a florescer.
jardineroax2


petúnia


A petúnia é perfeita pra quem gosta sempre de uma cor no jardim.
Embora seja uma planta perene, a petúnia é cultivada sempre como anual, ou seja, depois da primeira floração ela começa a perder o vigor, daí para continuar com o vaso florido, tem que trocar as mudas.
O solo bom pra petúnia é bem drenado (que não acumula água) e rico em matéria orgânica. Como plantas floríferas são bem exigentes em fósforo, acrescente também a farinha de ossos quando for plantar.

Mistura Básica
Se você não encontrar o substrato pronto, faça essa mistura em casa:
1 parte de terra comum
½ parte de terra vegetal
½ parte de húmus de minhoca
1 parte de areia de construção lavada
Para um vaso como o da foto: 3 colheres (sopa) de farinha de ossos.
Misture bem, prepare um vaso com camada de drenagem (pedras, argila ou isopor picado) suficiente para cobrir o fundo, uma camada fina de areia, só pra tampar as pedras, daí encha o vaso com a mistura e plante normalmente.

Adubação
Um mês após o plantio faça uma adubação foliar com NPK 4-14-8, o melhor adubo é um azulzinho (chamado de Peter’s), que deve ser dissolvido na água e aplicado com um vaporizador, sempre com o vaso á sombra. Caso não encontre esse, use aquele comum, dissolvido na água das regas, aplicado somente no substrato com regador. Use sempre a quantidade indicada pelo fabricante.
Após 15 dias, alterne com húmus de minhoca ou farinha de ossos, é só misturar no substrato delicadamente e regar depois. Permaneça alternando sempre adubo orgânico e inorgânico a cada 15 dias, e nunca descuide da adubação, essa é uma boa dica pra manter vasos com flores.

Se o local que você mora é muito quente, deixe o vaso á meia-sombra, se o local tiver um clima ameno, deixe-o sob sol pleno.

Regas
As regas devem acontecer de 2 a 3x / semana, ou até diariamente no verão, observe sempre, nunca deixe o solo muito úmido, só molhe novamente se o solo estiver mais para seco. Sempre pela manhã ou fim da tarde, nada de molhar planta no sol quente!




petúnia

Nenhum comentário: